Caminhadas

Caminhadas

Não sabe que caminhada escolher? Depois de ler a descrição de certeza que haverá uma que se adequa a si. Se ainda tiver dúvidas envie uma mensagem que nós ajudaremos! 

14A/Tarrafal-Monte Gordo via Fontainhas
21 km 5h

Saindo de Tarrafal despedimo-nos do mar subindo através de caminhos vicinais até à pitoresca aldeia de Fontainhas. Dai seguimos para Cabeçalinho e de seguida até ao ponto mais alto de São Nicolau e uma das maravilhas de Cabo Verde,  Monte Gordo.

14B/Vila-Fajã-Monte Gordo
12,5 km 3h30

Desde a Vila da Ribeira Brava este percurso inicia-se a subir ao longo do vale de ribeira brava  e começa uma longa subida que se inicia na zona do Talho. No topo da subida consegue-se ver todo o vale de Queimadas e o caminho que nos leva até Queimadas de Baixo.  De Queimadas inicia-se a subida até ao Vale da Fajã, um dos locais mais verdejantes de São Nicolau. Com os seus terrenos férteis e água abundante este é o local de eleição para a agricultura em São Nicolau. A subida continua até Lompelado e daí até ao Cachaço e ao Parque Natural de Monte Gordo. 

14C/Hortelã-Monte Gordo
4 km 1h30

Há caminhadas mais pequenas no Meetup? Claro que sim! Esta caminhada irá permitir conhecer uma parte menos conhecida do Parque Natural de Monte Gordo, com vistas deslubrantes e toda a sua flora típica. 

15A/Tarrafal-Preguiça (Costeira)
25 km 3-6 Hours

Uma das caminhadas mais desafiantes do Meetup deste ano. Não tem grandes súbidas nem descidas mas é longa, numa zona muito árida e com terreno muito técnico. Só recomendável a quem tenha experiência. Cuidado! É possivel ser vigiado por baleias curiosas que nadam junto à costa.

15B/Tarrafal-Preguiça via Caleijão
16 km 4h

Esta caminhada inicia-se no Tarrafal e logo com uma longa subida até à aldeia de Fontainhas, local de criação de gado. Contornando o Monte de Fontainhas chegamos ao Tope d’Vermeil de onde se tem uma das melhores vistas sobre o vale de Caleijão e é para a localidade que lhe dá o nome que iniciamos uma longa descida. Seguiremos de seguida para Preguiça passando por Aguada. 

15C/Vila-Porto de Lapa-Preguiça
16 km 3h30

Entre a Vila de Ribeira Brava e Porto de Lapa a caminhada decorre ao longo do percurso principal do Saniclau Trails. Quando se chega a Porto de Lapa a verdadeira aventura começa. Desde Porto de Lapa seguimos ao longo da costa por trilhos calcados por pescadores ao longo dos tempos. 

15D/Vila-Preguiça (Percurso dos Vulcões)
16 km 6h

Como ilha vulcânica que é os vestígios de vulcanismo encontram-se em toda a parte. No entanto, contam que antigamente os alunos saiam da escola para irem descobrir os vulcões.  Nessas visitas subiam até ao ponto mais alto para observarem as crateras vulcanicas. Esta caminhada será uma redescoberta desses caminhos de aventura de professores de outrora. 

15E/Vila-Caleijão-Preguiça
10 km 2 Hours

Seguindo por caminhos antigos que faziam a ligação entre Ribeira Brava e Caleijão, continuando depois até Preguiça, passando por Aguada, esta caminhada é a mais ideal para quem procura um percurso menos exigente mas igualmente bonito.