Caminhadas

Caminhadas

Não sabe que caminhada escolher? Depois de ler a descrição de certeza que haverá uma que se adequa a si. Se ainda tiver dúvidas envie uma mensagem que nós ajudaremos!

20A/Fajã-Covoada-Fajã
13,7 km 6h00

O percurso começa no rico e verdejante vale de Fajã de onde se revela desde logo a subida para a Assomada da Covada.  A subida é longa e ingreme e só chegando ao topo é que será possível ver Aldeia de Covoada que se situa no vale seguinte, obrigando a uma longa e acentuada descida para a visitarmos, mas que nos permite divagar em sentimentos únicos. Segue-se Ribeira Funda que nos recebe com o seu ar misterioso e bucólico de uma aldeia feita em pedra, quase deserta, à beira-mar plantada.

20B/Vila-Carvoeiros-Queimadas-Fajã
10 km 3h30

Quem esteja na Vila da Ribeira Brava sente-se sempre observado por um rochedo que ladeia a Vila, levando à curiosidade de subir e ver a Vila lá de cima. Este percurso leva o caminhante até ao seu ponto mais alto, o Caramujo.  O percurso no Caramujo, atravessa hortas e terraços outrora cultivados até se iniciar uma longa descida até Carvoeiros, onde uma fabulosa paisagem sobre o mar nos refresca os sentidos. De Carvoeiros o percurso segue até Queimadas onde intercepta novamente o Percurso Principal que nos conduz até à Vila da Ribeira Brava.

20C/Cachaço- Fajã
4 km 1h30

Há caminhadas mais pequenas no Meetup? Claro que sim! Esta caminhada irá permitir conhecer um dos caminhos que une o Cachaço até Fajã que passa entre as casas e campos cultivados, onde os sons da natureza e da dinâmica diária da população são uma marca constante.

21A/Tarrafal-Rib. de Calhaus-Praia Branca
14,2 km 5h00

Esta caminhada inicia-se no Tarrafal e segue ao longo de um caminho que sobe em direcção ao Monte Gordo para depois seguir uma visita à isolada de Ribeira de Calhaus. Este é um percurso que atravessa locais de difícil acesso mas rico em histórias, onde se consegue aceder somente a caminhar. As paisagens merecem o esforço.

21B/Praia Branca-Ribeira Prata- Praia Branca
14 km 5h30

O que existe para lá da Praia Branca? Essa é a pergunta que fica a quem chega. Este percurso segue inicialmente ao longo da estrada empedrada que acompanha a linha de costa desde Praia Branca até Ribeira Prata, onde se consegue ver as arribas abruptas das montanhas a mergulharem no oceano. Chegando a Ribeira Prata, os campos cultivados no vale entre as montanhas não passam despercebidos, daqui segue-se até Fragata, local onde a simplicidade do dia-da-dia é destacada por todos os que passam por aqui, de seguida inicia-se uma longa descida por um caminho empedrado até novamente à Praia Branca.

21C/Cachaço-Canto Fajã-Praia Branca
10,5 km 4h00

O início do percurso faz-se ao longo dos trilhos do Parque, uma das 7 maravilhas de Cabo Verde. Começa-se a descer por trilhos ladeados por resquícios de culturas de café e de tabaco, chegando-se a Canto Fajã. Local ideal para descansar antes de iniciar a subida até Assomada de Macebo a que se segue a descida até Fragata. Toda esta parte do percurso é realizada ao longo de um caminho empedrado onde a passagem de pessoas a transportar os seus bens com o recurso a burros é uma constante. Após chegar a Fragata sobe-se ligeiramente até a um dos pontos mais altos e inicia-se a descida até Praia Branca, já com o mar em pano de fundo. Praia Branca, a terra da Morna.

21D/Praia Branca-Carbeirinho-Praia Branca
9,8 km 3h

A Praia Branca está protegida pelas altas montanhas que a circundam, que contrastam com o branco das casas que tão bem caraterizam esta localidade. Esta caminhada inicia-se na Praia Branca, seguindo por um trilho numa extensa planície até à Baía de Angola, um local perfeito para apreciar toda a beleza desta linha de costa recortada e de onde, em dias claros, é possível ver algumas ilhas e ilhéus de Cabo Verde. Segue-se uma descida até uma das 7 maravilhas de Cabo Verde, Carbeirinho.